
TEOLOGIA BÁSICA - Dispensações
DISPENSAÇÕES
Dispensação é um termo grego, OIKONOMIA que significa "economia" ou seja, é a boa ordem na administração. No uso Bíblico representa a administração que Deus faz de sua grande obra.
INTRODUÇÃO: Quando deus criou o universo, tinha em mente um plano determinado para o homem. O conhecimento deste plano é fundamental para a vida espiritual do cristão.
CRIAÇÃO DO UNIVERSO
A criação, é, segundo a descrição, o resultado da palavra dinâmica de Deus. No Salmo 33 : 6,9 diz : " Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles... Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir".
São duas as palavras com que as Escrituras designa a ação criadora de Deus : Bara ( Criar ) e asah ( fazer ). A primeira é sem dúvida, a mais importante, e aparece sobretudo nos versículos 1 no início da ordem da criação, no 21 com a primeira existência da vida e no 27 com a indicação de que o homem foi feito a imagem de Deus.,
Criar significa trazer algo à existência a partir do nada. Só Deus pode criar; nós não. Podemos somente fazer, ou seja, tomar algo já existente e então transformá-lo em outra coisa.
Qual foi propósito de Deus em criar o universo ?
A criação de Deus não somente satisfaz o seu desejo mas cumpre o seu propósito que é o de criar o homem e este estar para sempre com o Senhor.
O PRINCÍPIO
Em Gênesis 1:1 diz: No princípio criou Deus o céus e a terra. Na Bíblia, esta frase, " no princípio " é usada de duas maneiras : A primeira em Gn. 1:1 e a segunda em João 1:1. O princípio mencionado em João foi anterior ao princípio de Gênesis, ou seja, foi o princípio na eternidade, um princípio sem qualquer princípio. Antes de haver os céus e a terra, tudo o que Deus criou, era o princípio, neste princípio Deus criou.
A GRANDEZA DA CRIAÇÃO
Ao contemplarmos a vastidão do universo, não podemos falar vagamente em obra do acaso, coincidência ou outra possibilidade qualquer. Será que diante dessa grandeza infinita não podemos ver a glória de Deus ? " Os céus proclamam a glória de Deus "
A Bíblia afirma que Deus criou todas as coisas, vejamos a grandeza da criação :
Via Láctea, a Galáxia a que nossa terra e nosso sistema solar pertencem, contém mais de 30 bilhões de sois, muitos deles maiores que o nosso, é o caso da nebulosa de Andrômeda que contém cerca de 100 bilhões de estrelas.
O sol, é maior que a nossa terra um milhão e trezentas mil vezes maior que a nossa terra, e sua temperatura chega a 6000 C ° na superfície.
Há, pelo menos, 100.000 Galáxias como Via Láctea, algumas distantes umas das outras, milhões de anos luz.
Ano Luz é a distância que a luz percorre em um ano, à razão de 300.000 Km por segundo.
Peso da terra 6.600.000.000.000.000.000.000 ( seis sestilhões e seiscentos quintilhões de toneladas.
A distância da terra ao sol é de 150.000.000 Km.
Salmo 8 : 1 - 5 O salmista estava admirado com a obra realizada por Deus. Obras dos dedos de Deus.
CRIAÇÃO ORIGINAL
Jó 38 : 4 - 7 Revela o processo da criação de Deus. Os céus, com todos os seus exércitos e anjo que nele existem, foram criados primeiro. A terra, foi criada em segundo lugar.
Isaías 45 : 18 Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o único Deus, que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas a formou para ser habitada :
Se Deus criou a terra para ser habitada, como é que o verso 2 de Gênesis 1 descreve a terra sem forma e vazia, porem sem condições de vida ?
Deus é perfeito e seria inaceitável que Ele criasse uma terra nestas condições. Cremos que a terra foi criada conforme descrito em Isaías 45 : 18, esta criação é a descrita por Ezequiel cap. 28 : 12 - 16, onde Satanás era o " Querubim ungido" .
Esse paraíso mineral nos faz lembrar do paraíso de Apoc. 21 e 22 em vemos um novo céu e uma nova terra.
Vejamos como era a terra original considera por Deus com Jardim de Deus:
Riquíssima em pedras preciosas, Era um lugar onde havia muita música, Considera como monte santo de Deus, Pedras afogueadas
A origem de Satanás ( Querubim ungido ) foi maravilhosa. Ele era Querubim ungido de Deus, o mais achegado, mantendo a mais alta posição na criação de Deus. Ele tinha não somente a realeza, mas também o sacerdócio, a própria posição que nós, o povo redimido de Deus.
Mas ele foi privado da sua posição e ofício quando se rebelou contra Deus. Deus agora nos escolheu para sermos seus sacerdotes e reis, para nos apossarmos da posição e ofícios de Satanás, para envergonhá-lo e glorificar a Deus.
Em Isaías 14 : 13 - 14 encontramos que Satanás queria ser igual a Deus, por cinco vezes disse : " Eu subirei ao céu " . O orgulho e a ambição foram as causas de sua rebelião contra Deus.
Não somente ele se rebelou, mas uma grande quantidade de anjos que estavam sob sua mão também se rebelaram. Em Apoc. 12 : 4 , 9 vemos que um terço dos anjos o seguiram.
Dizem alguns, ( Não é nossa doutrina ) que os moradores da terra nesta época, quando Lucifer reinava, também aderiram à esta rebelião, e mais tarde se tornaram em demônios.
Ezequiel 28 : 17 - 19 Deus repreendeu a Satanás : Profanaste os teus santuários. Satanás foi jogado para terra e da terra foi retirada toda a sua glória. Assim, a terra tornou-se sem forma e vazia, sepultada sob profundas águas e cobertas com trevas, tornando-se assim inabitável.
Quanto tempo a terra ficou no estado original e no estado caótico não sabemos dizer, mas podemos colocar neste tempo todas as era geológicas que a geologia ensina.
RESTAURAÇÃO
Entre o primeiro versículo e o segundo versículo do capítulo primeiro de Gênesis há um grande intervalo de tempo que a bíblia não descreve. A partir do versículo dois, esta descrito a restauração que Deus fez daquilo que estava arruinado e uma criação adicional, como por exemplo o homem. O processo de restauração começou quando o Espírito de Deus foi enviado para dar condições de vida a terra. No versículo dois vemos que o Espírito de Deus pairava sobre a terra ainda informe, para incubar ou chocar, aquecer a terra para Ter condições de vida.
OS SETE DIAS
Os dias não foram de 24 horas, mas longos períodos de tempos com duração indefinida. A Bíblia afirma que para Deus um dia é como mil anos e mil anos é como um dia. Assim, talvez seja melhor não dogmatizar muito sobre a duração destes dias.
O Primeiro dia Gen. 1 : 3 - 5 E disse Deus : Haja luz,
Com esta expressão Deus não estava criando o sol mas dissipando as névoas para que a luz aparecesse. A luz fora criada nos " céus e a terra " , no princípio. A superfície da terra estava em trevas, porque a crosta terrestre estava coberta por densas massas gasosas que escondiam a luz do sol. Uma luz difusa, ofuscada pelos diversos nevoeiros que sobem por cima das águas e que através da ação do resfriamento da crosta terrestre e da baixa temperatura, transformam-se em chuva, permitindo que pouco a pouco os raios solares atinjam a terra.
O Segundo dia Gen. 1 : 6 - 8 E disse Deus : Haja firmamento no meio das águas, e separação entre águas e águas.
O firmamento, chamado "céu", aqui significa, atmosfera, ou camada de ar, entre a terra coberta de águas. O firmamento no meio das águas, significa as águas em baixo na terra e em cima no céus. A água transferida para atmosfera equivalente a cerca de 12.700 Km. Cúbicos, o suficiente para inundar todo o planeta.
O Terceiro dia Gen. 1 : 9 - 13 E disse Deus : Ajuntem-se as águas debaixo dos céu em um só lugar, e apareça a porção seca... Produza a terra relva, erva e árvores que dê fruto.
Terra e vegetação. Parece que, até então, a superfície da terra esteve inteiramente coberta de água. Como ajuntar águas em um só lugar ? Fazendo buracos e enchendo-os de águas ou girando um recipiente e a água ajuntará nas extremidades. O volume de água neste planeta, é calculado em 1.386 milhões de Km. Cúbicos. Se essa água fosse espalhada de maneira uniforme sobre a terra, esta formaria uma camada de 2.700 m. De profundidade
O Quarto dia Gen. 1 : 14 - 19 E disse Deus : Haja luzeiros no firmamento, e fez deus aparecer o Sol, a Lua e as Estrelas.
O globo terrestre resfriou-se. A evaporação diminuiu os vapores e as nuvens desapareceram e as estrela, sol e lua reapareceram. As estações vieram quando a superfície terrestre deixou de ser aquecido de dentro, passando a depender do sol como única fonte de calor.
O Quinto dia Gen. 1 : 20 - 23 Criação da vida animal
Isto indica que toda a vida anterior havia perecido na calamidade que sobreveio à terra. Note-se a progressão na ordem da criação : 1º e 2º dia as coisas inanimadas, 3º dia a vida vegetal, 4º dia o sol, a lua, as estrelas, a atmosfera tinha condições de dar vida. Deus não encheu os mares ou terra de criaturas viventes mas deu-lhes condições de se multiplicarem.
O Sexto dia Gen. 1 : 24 - 31 A dupla obra de criação incluía o os animais terrestre e o homem.
Pronta por fim a terra para ser habitada, Deus fez o homem à sua própria imagem e deu-lhe domínio sobre a terra e todas as criaturas. Provavelmente estes animais são os mesmos que conhecemos hoje.
O Sétimo dia Gen. 2 : 1 - 3 Descansou Deus da sua obra.
Note-se que não houve " tarde" no dia sétimo. Há nisso uma referência paralela ao céu, Hb. 4:4,9
AS TEORIAS REFERENTES A CRIAÇÃO
TEORIA DA EVOLUÇÃO
Entre as teorias referentes a origem do universo, a mais difundida é a chamada da " grande explosão " .
Afirma essa teoria que em um passado muito remoto, hà bilhões de anos, vastas camadas de gases foram se condensando até tornarem-se incandescentes. Talvez ocasionada pelo calor, ocorreu uma explosão, projetando no espaço infinito as galáxias. Essa teoria afirma que o homem é um produto da evolução natural das espécies, sendo que em um passado muito remoto as forças energéticas produziu a primeira centelha de vida que deu origem ao primeiro organismo vivo.
TEORIA CRIACIONISTA
De acordo com essa interpretação o primeiro versículo deve ser entendido como uma introdução, expondo a maneira usada por Deus na criação. O restante da capítulo, é considerado como sendo um relato de como Ele fez. Em suma, o 1º versículo apresenta a realidade da criação. Os versículos seguintes apresentam o processo da criação.
TEORIA CATASTRÓFICA
Segundo esta interpretação o primeiro versículo não é uma declaração introdutória, mas uma afirmação. Quer dizer exatamente o que as palavras expressam. Conforme esta interpretação, o segundo verso descreve não o ato inicial da criação, mas uma catástrofe. Os que defendem esta teoria, traduzem o versículo 2 como segue : " Mas terra se tornou sem forma e vazia " . De acordo com esta interpretação os versículos 3 a 27 devem ser considerados como uma descrição da obra restauradora.
AS DISPENSAÇÕES
Dispensação é uma forma específica de Deus agir junto ao homem por um determinado período de tempo. Dispensação é o plano de conduta de Deus para com os homens.
Em geral, as Dispensações tem alguma características comuns, tais como: Aliança ou Pacto entre Deus e os homens, Propósito especial de Deus, O descumprimento da Aliança por parte do homem, O juízo declarado, Providência divina
DISPENSAÇÃO DA INOCÊNCIA
Inocência na concepção bíblica significa ausência de conhecimento do pecado.
Período É incerta a sua duração, pois não sabemos quanto tempo o homem viveu nesta condição. Gênesis 1:26-31 à 3 : 6 - 7
A condição do homem O homem foi criado como coroa e glória de toda a criação. Foi dotado de personalidade. Isto significa que possuía a tríplice capacidade de :
Pensar Intelecto Inteligência
Sentir Sensibilidade Emoções
Escolher Volição Vontade
Isto significa que o homem era o único ser criado por Deus que tinha condições de administrar o mundo. Nesta ocasião Deus se apresentava ao homem de duas maneiras : Pela palavra e pela presença
Propósito divino Esta Dispensação teve como propósito provar a capacidade do homem em ser fiel a Deus em um clima de perfeição.
Aliança Conhecida como Aliança Edênica : Encher a Terra Gen. 1 : 28, Comer do fruto da terra Gen. 1 : 29, Guardar o jardim Gen. 2 : 8 e Não comer do fruto do bem e do mal Gen. 2 : 16
O homem foi dotado da capacidade de poder decidir ou seja poder tomar decisões ( Livre Arbítrio )
A queda do homem Gênesis 3 : 1 - 9 A desobediência está relacionada com o comportamento pessoal com a Palavra de Deus, vejamos : Dúvida da Palavra de Deus Gen. 3 : 2-3, Adição à Palavra de Deus Gen. 3:2-3, Contradição da Palavra Gen. 3 : 4, Falsa interpretação Gen. 3 : 5, Tentação em desobedecer Gen. 3 : 6, Transgressão da Palavra Gen. 3 : 6. Vejamos ainda os passos que foi dado rumo a queda espiritual : Ver, Cobiçar, Tomar, Transmitir, Esconder-se e Morrer.
Os resultados da queda
Conhecimento do mal Ao desobedecer o homem adquiriu o conhecimento do efeito do pecado e por esta razão foi lhe proibido o acesso à árvore da vida.
Perda da comunhão com Deus Havendo desobedecido a palavra de Deus, O homem sentiu-se envergonhado, e podia mais falar com o criador de face a face.
Separação Até então Adão andava com Deus, passeando no jardim, porém a partir de agora, o homem andará sozinho a não ser se Cristo o aproximar de Deus.
Morreu espiritualmente O espírito do homem é vivificado pela palavra de Deus.
Coração impuro, Sujeito as enfermidades, Escravo do pecado e etç...
O Juízo divino Sobre a mulher Gen. 3 : 16 Sujeição ao domínio do homem e um aumento de dores durante o parto.
Sobre o homem Gen. 3 : 17 - 19 Sofrimento para manter-se vivo, Trabalho na lavoura para poder comer.
Sobre a serpente Gen. 3 : 14 - 15 Condenada a rastejar-se sobre o ventre e a comer o pó da terra. Haveria guerra perpetua entre ela e o homem
A provisão divina Pode ser chamada de " proto - evangelho " pois Deus prometeu a semente da mulher, que dela mesma, nasceria aquele que esmagaria a cabeça da serpente. Como sinal da providência Deus providenciou uma túnica de pele, sacrificando algum animal, para cobrir-lhe a sua nudez.
DISPENSAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
Consciência, a voz secreta da alma, que aprova ou reprova os nossos atos.
Período Esta Dispensação abrange um período de 1656 anos, vai desde a queda de Adão ate o ano 600 da vida de Noé
A condição do homem Separado do Criador estava privado da comunhão que tinha anteriormente, isolado num mundo desconhecido, sujeito a Satanás e seus ataques malignos, num mundo agora amaldiçoado que somente produzira se for cultivado, porém Deus não tirou-lhes o direito de escolher entre o bem e o mal.
Propósito divino O propósito desta Dispensação era provar a capacidade do homem manter-se fiel a Deus num clima de liberação e segundo a sua própria consciência.
Aliança O sacrifício realizado por Deus no Édem, para cobrir a nudez do homem, deveria ter continuidade. A maneira correta do Homem se aproximar de Deus era através da fé sacrificial, assim como fez Abel. Heb. 11 : 4
A queda do Homem A genealogia da época aponta homens mui pecadores, de Caim a Lameque existe um aumento muito grande e progressivo da desobediência.
Jabal Destacou-se como sendo o primeiro homem a trabalhar na agropecuária. (carne e leite)
Jubal Foi o inventor dos instrumentos musicais, cujas músicas não foram entoadas para louvor do Senhor.
Tubal-Caim Era fabricante de artefatos de ferro e cobre.Possivelmente foi o primeiro a forjas armas. Gen.6:13
Lameque Foi o primeiro polígamo, Gen. 4 : 23-24.
As mulheres Gen. 4 : 19-22 Ada = Adorno, Zilá = Sombra, Naamás = Esbelta. Nomes para exaltar a feminilidade
Evidentemente, os descendentes de Sete ( Gen. 4 : 26 ) foram sendo absorvidos pela linha ímpia de Caim. Em Gen. 6 : 2 Descreve como a descendência de Sete foi corrompida.
O Juízo divino O juízo de Deus manifestou-se através do dilúvio, que caiu sobre a terra. Gen. 6:3 a 8: 14
A provisão divina Deus orientou a Nóe a construir uma arca. O que seria o único meio de salvação.
Hoje se sabe que as mediadas da arca é exatamente a proporção que usa para construções dos navios.
Outra provisão foi a providência tomada quanto a preservação dos animais vivos.
DISPENSAÇÃO DO GOVERNO HUMANO
Depois do dilúvio deu-se início ao período onde o homem iria governar-se como sociedade constituída.
Período Gen. 8 : 15 a 11 : 32 Este período durou cerca de 427 anos, desde o dilúvio até a torre de Babel ou melhor até a dispersão dos povos pela confusão das línguas.
A condição do homem O mundo foi povoado pelos descendentes de Noé, durante 350 anos seus filhos foram ensinados e orientados pelo próprio pai.Ha de ressaltar-se que Nóe conviveu diretamente com o seu avô, Metusalem, que por sua vez conviveu direto com Adão.
Propósito divino Provar a capacidade do homem manter-se fiel e servir a Deus num sistema de consciência coletiva, isto é, como sociedade organizada.
Aliança Gen. 8 : 21 Envolvia 3 aspectos :
Deus não mais amaldiçoaria a terra.
Deus não mais acabaria com o homem como o fez.
A terra seria frutífera.
Como sinal Deus faria aparecer o Arco-íris.
Nesta ocasião foi autorizado o comer carne.
A queda do Homem Deus havia ordenado que o homem devia espalhar-se pelo mundo, mas Ninrode um líder popular, induziu o povo a construir a torre de Babel. Gen. 10:10-11, Gen. 11: 4
O Juízo divino Veio na forma de confusão de línguas, forçando os homens a se espalharem pela terra. Imaginemos tos os moradores desta terra, num só lugar ?
A dispersão dos povos não significou o fim da Dispensação do Governo Humano, esta durou até a chamada de Abraão.
DISPENSAÇÃO PATRIARCAL
Período Esta Dispensação teve seu início com a chamada de Abraão, vai de Gen. 12 : 1 a Ex. 18 : 27, quando Israel saiu do Egito. Durou cerca de 430,
Condição do homem O pecado tornou-se tão forte e agressivo que ameaçava de extinção a linhagem de Sem, Abraão era descendente de Sem. Exemplo disse crescimento do pecado vemos no texto descrito sobre Sodoma e Gomorrra. Nesse ambiente, começaram a adorar os deuses.
Propósito divino Provar a capacidade do homem manter-se fiel a Deus, pertencendo a uma nação separada exclusiva para Deus.
Aliança Gen. 12 : 2-7, 13:14-16, 15:1-5, 17:4-8 Nestes textos encontramos a aliança feito com Abraão e está se divide em 3 tópicos principais:
Durante sua vida : Abençoar-te-ei, Far-te-ei uma benção, Abençoarei os que te abençoares, Amaldiçoareis os que te amaldiçoares, Dar-te-ei a terra de Canaã, Proteger e Ser o seu Deus. No futuro de Abraão Fazer grande o sue nome, Faze-lo frutífero, Pai de uma grande nação, Pai de muitas nações, Faze-lo uma benção para as famílias da terra. Para sua descendência Possuirão a terra de Canaã, Jeová seria o seu Deus, Possuiria seus inimigos, Através de sua descendência seria abençoada todas as nações da terra.
Obrigações impostas a Abraão Separação de Ur e depois de Harã Gen. 12 : 1-4, Morar em Canaã Gen. 12:1, Circuncisão Gen. 17 : 9-14, Crer na promessa de um filho Gen. 17:15-17, Sacrifício de Isaque Gen. 22 : 1-2.
Passos de fé de Abraão Separou-se de sua terra, Permaneceu em Canaã, cumpriu com a circuncisão, Creu no nascimento de Isaque, Creu na ressurreição do filho Isaque.
A queda do Homem Abraão deixou em sua história 3 passos de desobediência. Desceu ao Egito, tomou Agar por mulher e mentiu à Abimeleque.
Juízo divino Podemos considerar as pragas do Egito.
A provisão divina Podemos considerar o nascimento de Moisés.
DISPENSAÇÃO DA LEI
Período A Dispensação da Lei durou de Moisés a Cristo. Isto representa um período de 1430 anos.
João 1 : 17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
Propósito divino É testar a obediência de Israel à Lei de Moisés e avaliar a capacidade de Israel tornar se uma nação líder e ser o porta-voz de Deus numa preparação para a vinda do Messias.
Ex. 19 : 5 Deus quer fazer de Israel uma propriedade peculiar ou seja um povo especial.
Ex. 19 : 6 Fazer de Israel um reino sacerdotal para pudesse interceder pelas outras nações.
Ex. 19 : 6 Fazer de Israel uma nação santa, ou seja uma nação orientada pelo próprio Deus.
Ex. 15 : 26 Um povo curado das enfermidades
Para entendermos melhor esta Dispensação deveríamos estudá-la em sete etapas separadas, como segue :
Época da peregrinação, Época da conquista, Época dos juizes, Época do reino unido, Época do reino dividido, Época do cativeiro, Época interbíblica.
Aliança Esta aliança chama-se aliança Mosaica Êxodo 19 a 32. E contempla 3 aspecto :
1º Os 10 mandamentos, para atividades gerais , alei moral que expressava a vontade de Deus.
2º Os estatutos, que regulamentavam as leis cívil que tinha como base a interpretação dos mandamentos.
3º Cerimonial, alusiva a adoração e culto, são as instruções religiosas.
A queda do Homem A atitude de Israel para com Deus foi de ingratidão:
Israel abandonou a Deus de tal forma que o próprio Deus ameaçou cancelar a aliança e destruir o povo israelita, porém com a intervenção de Moisés Deus perdoou a Israel. Vejamos quais os pecados da Nação Israelita :
Adorou um bezerro de ouro. Ex.32, Cobiçou a carne. Nm. 11, Recusou entrar em Canaã. Nm. 14, Moisés feriu a rocha. Nm. 20:7, Serviram a outros deuses. Juízes, Recusaram a deus como rei. I Sm.8, E outros tais como : Pecado de Davi, idolatria de salomão, Jeroboão, Impiedade de Acaz, etç...
O Juízo divino Há várias fases o juízo divino :
Vários períodos de cativeiro, 400 anos sem a voz de Deus, Israel deixou de ser o centro das atenções de Deus que passou a ser para a igreja. Como nação que rejeitou a Cristo, Israel foi punido com rejeição de Deus, perda do seu reino. No ano 70 AD ocorreu a destruição de Jerusalém, onde morreu cerca de 1 milhão e iniciou a dispersão.
A provisão divina A redenção plena e maravilhosa de Cristo no calvário.
DISPENSAÇÃO DA GRAÇA
Período O período que compreende esta Dispensação é indeterminado, começa com a crucificação de Cristo e vai até o arrebatamento da Igreja.
Propósito divino Separar do mundo um povo para obediência e comunhão com Cristo.
Atos 15 : 14, I Pedro 1 : 2
Eleita antes da fundação do mundo. Efésios 1:4 - 5
Inaugurada no Pentecostes. Atos 2
Tríplice tarefa da Igreja :
Consigo mesma é a Comunhão
Com relação a Deus é a Adoração
Com relação ao mundo a evangelização
Aliança Esta aliança tem caráter universal. Lucas 24 ; 47 é considerada um novo concerto uma nova aliança na pessoa de Jesus Cristo.
Hebreus 8 : 6, Mateus 26 : 28 As promessas são superiores
Remissão de pecados Heb. 8 : 12
Novo coração Heb. 8 : 10
Concede o Espírito Santo Jo. 14:16-17
A revelação Tem três aspectos
Os evangelhos revela a Cristo
O Espírito Santo revela o caminho
A Palavra revela a vontade de Deus
O Juízo divino Vem através da Grande tribulação.
A provisão divina A Segunda vinda de Jesus Cristo para arrebatar a sua Igreja.
A volta gloriosa do Senhor para implantar o milênio.
DISPENSAÇÃO DO GOVERNO DIVINO
Período Esta Dispensação terá a duração de 1000 anos, vai desde a manifestação em glória do senhor Jesus cristo até Trono Branco.
Propósito divino Estabelecer o governo divino na terra, restaurar o povo de Israel, exaltar os santos, Aprisionar satanás e estabelecer a Paz.
Aliança Será o derramamento do Espírito Santo, não podemos confundir com Batismo com o Espírito Santo.
O Juízo divino Será por meio do fogo que descerá do céu para consumir os que aderiram a rebelião de satanás.
A forma do governo será o " Teocrático" isto é, o próprio Deus governará o mundo na pessoa de Jesus Cristo.
Características especiais do Milênio :
Quem viverá no milênio ?
Cristo reinará sobre o mundo. Apoc. 11 : 15, Zac. 14 : 9
Satanás será preso por mil anos. Apoc. 20 : 1 - 2
Cristo será reconhecido como Rei dos reis. Apoc. 19 : 16
Será um reinado de paz.
Os amamento serão destruídos Ezeq. 39 : 9 - 10
Algumas serão transformadas. Isaías 2 : 4, Miq. 4 : 3 - 4
Jerusalém será a capital do reino. Isaías 2 : 2 - 3
Haverá o julgamento das nações. Mat. 25 : 31 - 32
Conf. o tratamento que deram a Israel. Joel 3 : 2
O grande enterro dos mortos. Ezeq. 39 : 11 - 15
Os homens serão poucos no início. Isaías 13 : 12
A maldição da terra será tirada. Isaías 29 : 17
O mar morto terá vida. Ezeq. 36 : 29 - 30, 47 : 9 - 10
Não haverá doenças. Isaías 29 : 17 - 19, 35 : 5 - 6
A idade será prolongada. Isaías 65 : 19 - 20
A morte será em pequena escala. Isaías 65 : 20
Todos conhecerão a Cristo. Mat. 24 : 14, Isaías 11 : 9
Haverá salvação no milênio. Isaías 65 : 23 - 24
Não haverá mais crises. Isaías 65 : 21 - 23
BIBLIOLOGIA
Apostila de Dispensações
IBES
Ouro Para te Enriquecer
Myer Pearlman
Manual Bíblico
H.H.Halley
Edições Vida Nova
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia
Myer Pearlman
Editora Vida
Espada Cortante
O . S . Boyer
Pequena Enciclopédia Bíblica
O . S . Boyer
Teologia Sistemática
A . B . Langston
Juerp
Examinai as Escrituras V1 e V2
J. Sidlow Baxter
Mundo Cristão
O Novo Comentário da Bíblia
F. Davidson
Edições Vida Nova
Dicionário Internacional de Teologia
Lothar Coenen
Edições Vida Nova
Plano Divino Através dos Séculos
N. Lawrence Olson